A empresa responsável pela revitalização do local turístico em Foz é a Cataratas do Iguaçu S.A. A empresa venceu a licitação para modernizar e administrar o atrativo turístico, singular em Foz do Iguaçu, que simboliza o encontro de Brasil, Paraguai e Argentina. O resultado foi oficializado pela Comissão Especial de Licitação, na sede do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na quarta-feira (3).
O diferencial do Complexo Turístico Espaço das Américas será a revitalização do local, resgatando os aspectos históricos e culturais de nossa região. Uma considerável área ganhará uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas. Serão realizadas instalações cenográficas históricas para resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povoados indígenas.
Segundo o gerente-geral da Cataratas do Iguaçu S.A, Adelio Demeterko, , os ganhos para a região com o projeto serão inúmeros. “Nós queremos resgatar este atrativo turístico e colaborar para o desenvolvimento sustentável do turismo, que consequentemente irá contribuir para a geração de emprego e renda para a região.”
Além disso, Demeterko ressaltou que “a Cataratas do Iguaçu S.A. foi a única empresa que acreditou e topou o desafio e risco, que sempre é grande em um novo negócio. Não podemos deixar este patrimônio abandonado. Nosso compromisso será cumprido com excelência, da mesma forma que sempre fizemos nestes mais de 15 anos que atuamos no atendimento aos turistas com conforto, qualidade, segurança e zelo ao meio ambiente”.
De acordo com Gilmar Piolla, “o Marco das Três Fronteiras, juntamente com o Espaço das Américas, tem potencial para atrair mais de um milhão de visitantes por ano. Sempre acreditamos e foi por esse motivo que o Fundo Iguaçu apoiou a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu na realização de estudos de viabilidade econômica e na montagem do edital. A empresa vencedora tem experiência comprovada e sólida capacidade financeira para fazer os investimentos necessários”, destacou.
A Cataratas do Iguaçu S.A. irá além do resgate desse atrativo turístico histórico. A empresa proporcionará aos visitantes uma justa condição para interagir e apreciar um novo espaço, uma nova experiência. O projeto integrará o Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas a uma série de atrações para valorizar a cultura e a história da região.
Implantação de novos serviços:
• Vila de entretenimento – Com elementos cenográficos históricos que resgatam e celebram a arquitetura das antigas Missões Jesuíticas, a vila terá o objetivo de provocar um reencontro com os desbravadores da região.
• Torres temáticas – Serão três torres de composição paisagística representando as três nações que formam a Tríplice Fronteira, com mirantes de observação, ligadas entre si por passarelas aéreas que configurarão uma trilha alternativa.
• Projeção na água – O projeto terá um sofisticado sistema de iluminação e projection mapping sobre uma superfície de jatos de água a ser realizado no rio ou no espelho d’água que circunda o Obelisco da Tríplice Fronteira.
• Trilhas – Os visitantes ganharão um circuito terrestre de visitação com espaços expositivos de comunicação com conteúdo de cunho histórico da região.
• Memorial Cabeza de Vaca – Será instalado um museu que registrará e narrará a emocionante história desse importante personagem para a região fronteiriça.
• Espaço das Américas – O empreendimento será todo revitalizado. Será uma instalação para celebrar o encontro de pessoas que oferecerá atrações de lazer, gastronomia, cultura, convivência e contemplação.
• Píer – O serviço atenderá tanto turistas que desejarem fazer um passeio de barco pelas imediações como também moradores da região que quiserem atracar os barcos no local.
• Série de serviços – O turista irá dispor de serviços de fotografia; estacionamento; pontos de apoio e atendimento aos visitantes; banheiros; área de exposição; guarda-volumes e deque de observação.
Empresa investirá R$ 27,8 milhões para executar o projeto
O empreendimento turístico sinalizará um novo momento ao turismo de Foz do Iguaçu e à cultura da região. O prazo para a realização das obras iniciais é de dois anos. A Cataratas do Iguaçu S.A. acredita que, ainda no mês de junho, realizará a visita técnica com os representantes do poder público municipal e concluirá todos os trâmites legais para dar início ao trabalho.
O edital prevê o investimento de R$ 27,8 milhões para realizar as obras. O prazo da concessão é de 15 anos. O atrativo está localizado no bairro Porto Meira, a cerca de 14 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu. A revitalização do espaço ajudará também no desenvolvimento dessa importante região do município, que já abriga outro atrativo turístico, a Ponte Tancredo Neves, ligando Brasil e Argentina.
De acordo com Bruno Marques, presidente do Grupo Cataratas, o ponto turístico será totalmente revitalizado e preservado. “A companhia sente-se honrada com a oportunidade, acredita no potencial de Foz e vai continuar investindo no turismo da cidade. Iremos dispor de toda a nossa experiência para implantar no local um novo conceito de visitação, que será motivo de orgulho para os moradores da fronteira e satisfação para os visitantes”, informou.
Histórico – Criado em 1903, antes da fundação do município, em 1914, o local já recebeu milhares de visitantes anônimos e ilustres e conta ainda com importantes passagens na história política do Brasil e do continente. Porém o que era para ser um ponto de lazer, contemplação, admiração e encontro dos três países ficou no passado.
A falta de segurança, infraestrutura e serviços de atendimento adequados a um atrativo turístico afastou a comunidade e os visitantes. Há anos a visitação pública no espaço vem diminuindo ao mesmo tempo em que crescem as reclamações dos visitantes com relação à insegurança e ausência de condições básicas para permanecer no local.
A engenharia também deu sua contribuição ao ponto turístico, com o Espaço das Américas, inaugurado em 1997. Mas nem mesmo sua bela construção integrada ao cenário natural, que mistura uma arquitetura rústica com conceitos modernos, foi suficiente para tornar o atrativo turístico sustentável, seguro e atraente.
A Cataratas do Iguaçu S.A. é uma empresa que nasceu em Foz do Iguaçu (PR) no ano de 1999. Da experiência adquirida na Terra das Cataratas, a companhia conquistou um know-how singular no país na gestão de atrativos turísticos. Atualmente está presente no Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e Parque Nacional da Tijuca e tem a concessão do Aquário Marinho do Rio de Janeiro e do Aquário do Pantanal (Mato Grosso do Sul).
Projeto arquitetônico / conceitual
http://goo.gl/19C2jt