A seleção brasileira começa nesta terça-feira sua trajetória na Copa do Mundo feminina de futebol no Canadá. Integrante do Grupo E, a equipe comandada por Vadão estreia contra a Coreia do Sul, às 20h (de Brasília), em Montreal, para colocar à prova o trabalho de sua equipe fixa.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) criou a seleção feminina permanente em dezembro do último ano. As 27 jogadoras escolhidas deixaram seus clubes e trabalham diariamente com o técnico Vadão em Itu. Marta, que atua no Rosengard da Suécia, Bia, do Hyundai Red Angels da Coreia do Sul, Rafaela Travalão, do Boston Breakers, e Géssica, da Ferroviária, não aderiram ao plano, mas foram incluídas na lista de 23 atletas para o Mundial.
Apesar da criação da equipe fixa, as esperanças do Brasil, finalista na edição de 2007 da Copa do Mundo, são depositadas mais uma vez em Marta. Eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, a camisa 10 é a craque e uma das jogadoras mais experientes do grupo da seleção. Em 2011, o time foi eliminado nas oitavas de final pela Alemanha.
“A Marta tem o mesmo impacto no nosso time que o Neymar no masculino”, disse o técnico Vadão, que assumiu a equipe nacional feminina em abril de 2014.
O primeiro grande teste da seleção brasileira permanente foi na Copa Algarve, competição disputada no mês de março em Portugal. Mesmo com a presença de Marta, a equipe nacional foi apenas a sétima colocada, com duas vitórias, um empate e uma derrota no torneio promocional.
Brasil e Coreia do Sul já se enfrentaram uma vez na história das Copas femininas. Nos Estados Unidos 2003, a seleção conseguiu uma tranquila vitória por 3 a 0 sobre as rivais asiáticas na fase de grupos. Na ocasião, a equipe nacional foi eliminada nas oitavas de final pela Suécia.
Outros três jogos ocorrem nesta terça-feira pela Copa do Mundo de futebol feminino do Canadá. Às 14h, França e Inglaterra fazem clássico europeu em Moncton pelo Grupo F. No E, o mesmo do Brasil, Espanha e Costa Rica duelam às 17h, mesmo horário do embate entre Colômbia e México.
Fonte: ESPN com agência Gazeta Press