Na quarta-feira, 10, Foz do Iguaçu completará 101 anos e o palco das autoridades que vão acompanhar o tradicional desfile na Avenida Paraná já esta sendo montado.
A solenidade em homenagem aos 101 anos de Foz do Iguaçu começará com o hasteamento das bandeiras. Ás 8h45, a Guarda Mirim abrirá o desfile da ala civil, haverá ainda as entidades militares a pé e mecanizado e também civis motorizados.
A ordem do desfile está assim definida Guarda Mirim, Apasfi, Ordem Demoley, Assembleia Luz das Águas/ Ordem Arco Íris, Secretaria de Assistência Social, Provopar, Copefi, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, grupos de escoteiros, Esquadrão Caveira, Secretaria da Educação, com as escolas e CMEIs. Entre os colégios particulares estão: Caesp, Dinâmica, Árabe Brasileiro e San Blás, de Ciudad Del Este. Tem também o IFPR, igreja quadrangular, Associação de Capoeira Pedagógica, Associação Iguaçuense de Artes Marciais, Icli – Projeto Velejar é Preciso, Associação Brasileira de Hap.Ki.Do, Acorrefoz, Associação dos Ciclistas, Instituto Mhe Hua de Sipalki Do e CTG Charrua.
Na sequência entrarão os militares desfilarão em dois blocos a pé e mecanizado. A ordem de apresentação será: Banda de música do 34º. BIMTZ, Estado Maior Integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. BIMTZ, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 14º. Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal. Na parte motorizada desfilarão ainda a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal, Foztrans, Samu, Receita Federal.
Os motorizados civis vão reunir representantes do Catarautos, Provopar, Sinditaxi, Secretaria da Agricultura, Equipe Foz 4 x 4, Iguautos, Low Iguazú, moto clube Quatis Cataratas, Cães sem Fronteira, Dragões da Fronteira. Tem ainda Barraqueiros do Asfalto e CTG Estância Crioula.
O projeto Cultivando Água Boa da Itaipu, estará distribuindo água para beber, mas é preciso que as pessoas levem seu próprio copo. Isso porque, o projeto além de incentivar a preservação das nascentes e rios, trabalha também a ideia de reciclagem. Por isso a necessidade que cada um leve seu copo não descartável.
O público que for prestigiar as homenagens também contará com uma estrutura que tem o objetivo de acomodar a todos com conforto. Para isso na terça-feira (9), serão instalados 300 metros lineares de arquibancada.
Haverá ainda 15 banheiros químicos, inclusive para portadores de necessidades especiais. Para quem gosta de postar nas redes sociais, em tempo real fotos e imagens do desfile, o evento terá Wi-Fi livre, sinal da internet que poderá ser acessado por todo o público.
Após a instalação da arquibancada, está previsto que no começo da noite de terça-feira (9), o trânsito na avenida Paraná seja interditado no trecho entre a avenida Costa e Silva e a rua Rosa de Castro Cirilo, para ser usado como área de concentração dos participantes do desfile. Próximo ao palco serão montadas tendas para abrigar idosos e portadores de necessidades especiais.
As homenagens ao aniversário do município reunirão cerca de 60 entidades civis e militares, desfilando pela avenida. As escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs, farão uma apresentação temática. Sete CMEIs participarão, três deles se uniram para contar os 50 anos da Ponte da Amizade, desde a sua construção até a revitalização.
Dois centros homenagearão a Escola Municipal Ponte da Amizade e outros dois vão destacar os colaboradores do turismo. As sete escolas municipais se dividiram para levar à avenida os pontos turísticos da cidade e também homenagear o povo que acolhe.
As escolas e CMEIs estão preparando maquetes e também confeccionando peças de caracterização para as homenagens. Os pontos turísticos que serão lembrados são: o templo budista, mesquita, museu de cera e vale dos dinossauros, polo astronômico e Ponte da Fraternidade. No tema “O povo que acolhe” a intenção é mostrar os nordestinos e pessoas de várias partes do país, que ajudaram no desenvolvimento de Foz.