Uma equipe de jornalistas espanhóis veio até a tríplice fronteira investigar o que eles denominaram como “ponto delitivo mais quente da América do Sul”. Os profissionais do programa “Fronteras al Límite”, da Rádio Televisão Espanhola (RTVE), colocam Cidade do Leste, no Paraguai, como a terceira maior cidade do mundo em tráfico comercial, atrás de Hong Kong e Miami.
Antes de chegar à tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a equipe esteve na fronteira na fronteira entre a Colômbia e Venezuela, considerada a mais perigosa do mundo. A reportagem de cerca de 50 minutos mostra o comércio legal e ilegal e como funciona o tráfico pelo Rio Paraná.
A reportagem mostra os portos clandestinos na cabeceira do Rio, dizendo que não há mercadoria que não consiga entrar no Brasil e salientando a escassa vigilância policial. “No Paraguai, a venda de armas é completamente legal. Essa circunstância, junto à falta de vigilância policial na aduana, converte esta fronteira em um autêntico coador de armas”, diz a web RTVE.
Leia a reportagem: Paraguay.com