A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, estará realizando na Semana do Meio Ambiente a Coleta do Lixo Eletrônico. A coleta acontecerá de 1º a 03 de Junho das 09h às 17h nos seguintes locais: De 1º a 3 de Junho na Praça Silvino Dal Bó em frente a Igreja Matriz, dia 1º de junho no Ginásio de Esportes Liberalino Benedet no Bairro Santa Mônica, no dia 02 de junho no Ginásio de Esportes Edi Roni Nandi no Parque dos Estados e no dia 03 de junho no Ginásio de Esportes Hugo Phull na região dos conjuntos.
O Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Paulo Ruppenthal afirmou que o lixo eletrônico é um dos grandes problemas que afetam o meio ambiente. “Com o avanço da tecnologia de hoje nós presenciamos um descarte cada vez maior de aparelhos eletrônicos e isso nos preocupa muito, pois este lixo causa uma grande agressão ao ambiente em que vivemos. Por isso fizemos uma parceria com uma empresa especializada que estará na cidade nestes três dias recolhendo e dando um destino correto a este material, sem ônus para os cofres do Município”, frisa Paulo.
Ruppenthal disse ainda que as pessoas que possuem este tipo de lixo em casa deverão levar o mesmo até os pontos de coleta. Entende-se por lixo eletrônico televisores, celulares, aparelhos e caixas de som, micro ondas, fornos elétricos, aparelhos de cd’s e dvd’s, máquinas de lavar roupa, gabinetes, mouses, teclados e monitores de computador, aparelhos de ar condicionado, telefones, calculadoras, rádios, enfim todo e qualquer aparelho que possua componentes eletrônicos. Ele alerta ainda que materiais como lâmpadas, pilhas e baterias, cartuchos e toners de impressoras e tubos de imagem avulsos não serão recolhidos.
Além da coleta de lixo eletrônico, a Semana do Meio Ambiente em Santa Terezinha de Itaipu será marcada pela entrega de uma prensa com capacidade de 18 toneladas de pressão e uma balança digital com capacidade para meia tonelada.
Estes equipamentos serão doados para a Acaresti (Associação de catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) pela Sanepar e Provopar Estadual. A prensa no valor de R$ 18.600,00 tem a capacidade de compactar fardos de 350 a 400 kilos e a balança no valor de R$ 2.200,00, suporta até meia tonelada de peso. As empresas fazem esta doação através do Programa Eco Cidadão Paranaense que tem o objetivo de orientar, organizar e apoiar as associações e cooperativas de catadores do estado. O Eco Cidadão Paranaense atua em 40 municípios do Paraná.
Da Assessoria