Na tarde de quinta-feira, 28, aconteceu mais uma reunião integrada dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal e de Fronteira. O encontro aconteceu na sede da Polícia Federal em Foz e contou com a presença do novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado, Wagner Mesquita.
Para Mesquita, assumir a pasta de Segurança Pública do Estado é um desafio que será encarado com satisfação. “Conheço a demanda aqui na fronteira e é uma satisfação poder melhorar o trabalho de integração dos órgãos de segurança publica”, disse.
Sobre o confronto entre professores e policiais no dia 29 de abril, o novo secretário preferiu não se pronunciar. “Prefiro esperar o fim das investigações”, disse, reafirmando que o trabalho contra a criminalidade é e será contínuo.
No encontro, resultados da “Operação Escudo”, iniciada no dia 24 de abril foram apresentados. A tem o objetivo de combater o contrabando, à pirataria e outros crimes de fronteira. O trabalho integrado conta com a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e policias Civil e Militar,
Os representantes dos 139 municípios que compõe a faixa de fronteira analisaram e fizeram deliberações com base nos resultados dos diagnósticos e indicadores criminais 2015, das áreas de interesse de segurança pública.
O delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Ricardo Cubas, ressaltou que o encontro serviu para tratar das ações de região de fronteira visando a integração de todos os órgãos de segurança publica do Estado. “São ações que envolvem a fronteira e a Polícia Federal pode ajudar com seus trabalhos”, finalizou.
Foi aprovado, ainda, propostas de ações e operações que serão desenvolvidas em Foz do Iguaçu, de prevenção e combate a violência e a criminalidade, nos meses de junho e julho, considerados de alta temporada de turistas.
O Secretário Diretor da Guarda Municipal em Foz, Cleomar Farias, reforça que a integração é o melhor caminho, “pois, somando os efetivos podemos atender uma demanda maior. Vamos tratar a parte de fronteira e municipal em uma única reunião e isso é muito importante”, disse.
Para o delegado do Gaeco, Marcos Araguari, esta claro que todos os órgãos de segurança estão interessados nessa integração, principalmente em situações de fronteira, onde o crime organizado atua mais fortemente. O Gaeco fortalece essas ações ainda mais”, finalizou.
Durante a reunião o secretário Wagner Mesquita homenageou sete policiais militares de Foz do Iguaçu, pelas ações junto à embaixada Norte Americana.
O Prefeito de Foz, Reni Pereira, foi quem recebeu o novo secretário de Segurança Pública do Estado. Reni adiantou que será firmado um convenio no qual o município vai dar uma área de 2 mil metros quadros para a implantação de um centro de inteligente que ficará a disposição do Governo Federal e também secretarias de segurança de todos os estados brasileiro. “Passo a passo vamos blindando nossa fronteira contra os criminosos”, finalizou.