Continuam as tratativas para Foz do Iguaçu sediar a Copa América de Futsal 2015. Nesta segunda-feira (25), o secretário de Esporte, Anderson de Andrade, recebeu representantes da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão (LIFS) com o objetivo de avançar na possível confirmação do evento na Terra das Cataratas. Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), LIFS e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a competição pode ser realizada no mês de setembro, no ginásio Costa Cavalcanti. Atual secretário municipal, Anderson de Andrade já foi tricampeão da Copa América (1998/1999 e 2000), quando atuava como jogador vestindo a camisa número 3 da Seleção Brasileira.
Liderados pelo presidente Aldino Cardias, os dirigentes da LIFS comunicaram ao secretário que o desejo do comando da Conmebol é que o evento aconteça em Foz do Iguaçu. Durante a realização do Campeonato Sul-Americano de Clubes (Zona Sul), no início do mês, em Assunção, no Paraguai, os dirigentes iguaçuenses ouviram o posicionamento favorável da direção da Conmebol. Acompanhado pelos desportistas Wilson Veiga Junior (Rita Lee), Eleandro Feil e Cristhian Rizzi, o presidente da LIFS informou que no depender do aval da Conmebol, a vaga é de Foz do Iguaçu. Em 2000, a cidade já foi palco do evento e os torcedores iguaçuenses assistiram à conquista brasileira que goleou a Argentina na decisão por 6 a 0, assegurando mais um título para o selecionado nacional.
De acordo com o secretário Anderson de Andrade, vários passos já foram dados no sentido de assegurar a realização do evento em Foz do Iguaçu. “Estamos trabalhando com o apoio do prefeito Reni Pereira para que possamos viabilizar a Copa América em Foz, o que seria uma grande atração para a população e fator de divulgação de nosso município. O Brasil já havia sido anunciado como sede da competição que deveria acontecer em março, mas uma crise na CBFS fez com que a entidade desistisse de organizar o evento. Agora, dependemos de alguns fatores, inclusive de uma negociação da própria CBFS com os jogadores brasileiros, que liderados pelo Falcão, decidiram que não atenderão mais às convocações feitas pela entidade. Enquanto admiradores da modalidade, esperamos que tudo seja resolvido da melhor maneira possível”, explicou Andrade.
AMN (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)