A greve dos professores do Estado completou um mês esta semana e ainda não há um sinal de acordo entre servidores e governo. Essa já é a segunda greve apenas este ano, completando um total de 45 dias, paralisando cerca de 1 milhão de alunos em todo o Paraná.
Em Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira (27), pelo menos oito escolas estaduais retomaram as aulas parcialmente. As últimas foram as escolas estaduais Aírton Senna e Sol de Maio. A chefe do Núcleo Regional de Educação, Ivone Muller, informou que das 31 escolas estaduais da cidade, nenhuma retomou totalmente as aulas.
Ivone Muller ressalta que as aulas retomadas valem para o ano letivo e os alunos que faltarem serão prejudicados. “Existe uma tentativa de dizer para os pais que essas aulas não vão valer e precisarão ser respostas”, disse. A chefe informou mais escolas chegaram a retomar as aulas, mas cederam a pressão dos grevistas e voltaram a paralisar. “Os professores que estão em sala de aula estão cumprindo a carga horária. Os pais precisam se informar sobre quais escolas voltaram para que não haja prejuízo”, avisou.
Desde segunda-feira (25) professores e demais funcionários grevistas montaram uma barreira em frente ao Núcleo Regional de Educação em Foz do Iguaçu, impedindo que os servidores entrem no prédio para trabalhar. Ivone Muller informou que os funcionários do Núcleo estão trabalhando em casa, através do sistema informatizado do governo estadual.