Enquanto a série D não começa o Foz do Iguaçu Futebol Clube segue treinando para a estreia em outro importante torneio, desta vez nas categorias de base. O time iguaçuense enfrente o Cascavel Clube Recreativo no domingo (24), às 15h30, no Estádio Olímpico Regional, pela primeira rodada do Campeonato Paranaense Sub-19.
O elenco é formado por atletas que estão há mais de três anos na base do Foz, e chegaram a disputar o Paranaense da Primeira Divisão, entre fevereiro e abril. “Estamos unindo a experiência de jogadores que atuaram no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão com jogadores que já atuam conosco na há pelo menos três anos”, explica o técnico Ivan Carlos Alves, que também fez parte da comissão técnica do Azulão da Fronteira, na histórica campanha do Foz, conquistando o quarto lugar.
Do elenco que disputou a Série A do Paranaense, estão à disposição da comissão técnica Pepê, Lucas Garcia, Rafael Alemão, Vinicius, Eder Wilson e Lucas Benini. “Sem dúvida temos um bom elenco na base que poderá, inclusive, ser utilizado no Campeonato Brasileiro da Série D, que inicia em julho”, disse Arif Osman, presidente do Foz FC.
Por conta dos custos elevados, a diretoria resolveu abrir mão da disputa da Copa FPF, que dá ao campeão uma vaga na Série D do Brasileiro 2016. O time estará nas disputas apenas do Sub-19, uma exigência da Federação para que clubes profissionais disputem pelo menos um torneio de base, além da Série D deste ano, que começa em 12 de julho. “Teríamos que ter simultaneamente três elencos, três comissões técnicas. O custo seria muito alto e como não conseguimos ainda, apesar da campanha histórica deste ano, a manutenção do apoio junto aos nossos principais patrocinadores, tornou-se inviável ”, explica Osman. “O torcedor pode ter certeza que não estamos medindo esforços para montar um elenco que brigue pela vaga da Série C. É claro, que será importante podermos contar com o apoio dos empresários e instituições da cidade. Estamos reforçando nosso plano sócio-torcedor e lançando o grupo Gestor. O Foz do Iguaçu vive um momento ímpar e não pode deixar de sonhar com voos mais altos”, finaliza Arif Osman.
O Foz está no grupo A8 da Série D, ao lado de Volta Redonda (RJ), São Caetano (SP), Lajeadense (RS) e Metropolitano (SC). A estreia será em 12 de julho, no Estádio do ABC, contra o Volta Redonda. A diretoria aguarda uma resposta do técnico Edison Borges, para saber se ele continuará à frente do elenco no torneio nacional. Os semifinalistas garantem vaga na Série C.
Fonte: Redação em Campo/Bruno Zanette