Por PMFI
Muitos motoristas estão cometendo infração ao acessar o trecho da rua Barão do Rio Branco, onde desde janeiro está implantado a circulação em mão inglesa. Só podem fazer a conversão e transitar naquela pista dupla, os condutores que estão vindo pela avenida Jorge Schimmelpfeng e acessam a avenida JK e quem está seguindo pela avenida JK em direção a avenida Jorge Schimmelpfeng. Ocorre que, motoristas que circulando pela rua Dom Pedro II, entram na rua Barão do Rio Branco e no cruzamento com a avenida JK seguem reto e até a continuação da rua Rio Branco onde está implantada a mão inglesa. Quando flagrado esse tipo de conduta o motorista pode ser autuado. A multa por essa infração é de R$ 127,69 e soma cinco pontos na carteira de habilitação.
O local conta com sinalização horizontal, setas pintadas no asfalto e vertical, placas indicando que não é permitido para o motorista que está transitando na rua Barão do Rio Branco, vindo pela rua Dom Pedro II, cruzar a avenida JK para continuar seguindo pela rua Barão do Rio Branco. É proibido seguir em frente, os condutores que estão se deslocando nesse percurso devem entrar na avenida JK, até a avenida Jorge Schimmelpfeng, passar em frente a praça Getúlio Vargas e entrar na avenida JK, sentido centro-ponte.
Implantada desde o começo desse ano, a mão inglesa na rua Barão do Rio Branco, tem o objetivo de dar maior fluidez ao trânsito e facilitar a circulação de veículos e pedestres, nesta área que é de grande movimento durante todo o dia. A pista foi recuperada e alargada e teve ainda ampliação da faixa de estacionamento. Quem transita pelo local, motoristas e pedestres, deve estar atento à mudança. A chamada mão inglesa, tem esse nome porque, na Inglaterra, o motorista senta do lado direito e o trânsito é ao contrário. Ou seja, ao dirigir, o tráfego na direção oposta vem da direita.