O Iate Clube Lago de Itaipu (Icli) realizou no último fim de semana a primeira competição de 2015 do Projeto Velejar é Preciso – projeto de responsabilidade social do clube desenvolvido desde 2001 com a participação de crianças da rede pública de ensino. A Regata Itaipu 2015 promovida pelo Icli foi uma homenagem ao aniversário de 41 anos de fundação da maior usina do mundo em geração de energia.
A competição contou com a participação de 40 velejadores da classe Optimist e 10 velejadores da classe Laser (Radial e 4.7). Apesar da chuva e dos ventos fracos, os velejadores veteranos disputaram duas regatas no primeiro dia e três regatas no segundo dia. Os estreantes fizeram cinco regatas em raia de percurso menor.
Na classe Optimist, o velejador Fábio Santa Cruz, que faz parte da seleção brasileira de Optimist, confirmou o favoritismo e conquistou o troféu de campeão geral. Gabriel Lopes ficou em segundo lugar, seguido de Rafael Bonatto. Entre os estreantes, Welton Teixeira venceu no masculino e Kimberli Dambrosio no feminino. Na classe Laser 4.7, Elizeu da Silva foi o campeão, Tiago Santa Cruz o vice-campeão e Andrey Godoy conquistou terceiro lugar. Gislaine dos Santos venceu no feminino.
De acordo com o velejador Allan Godoy, coordenador do Projeto Velejar é Preciso, as condições do vento não foram favoráveis, mas ajudaram no treino dos alunos. “Todas as crianças conseguiram completar o percurso e ninguém desistiu. Apesar do tempo não colaborar, aproveitamos para dar instruções e corrigir falhas. Nas próximas aulas do Projeto Velejar é Preciso vamos rever os principais erros e melhorar a técnica dos alunos”, afirma Godoy.
O próximo evento da meninada do Projeto Velejar é Preciso será a Regata Terra das Cataratas, nos dias 6 e 7 de junho, em comemoração ao aniversário de 101 anos de Foz do Iguaçu.
Projeto Velejar é Preciso – Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Atualmente são 120 jovens, com idade entre 9 e 16 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). O projeto oferece aos alunos toda estrutura necessária, como: Transporte em todos os dias de treino, alimentação, barcos completos, instrutores capacitados, colete salva-vidas, e em campeonatos fora da cidade, os atletas têm suas despesas custeadas pelo ICLI e ITAIPU Binacional. O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.
Assessoria