No sábado, 16, investigadores do Nucria, em conjunto com os Conselhos Tutelares da cidade, realizaram a Operação Fronteira Fechada na região da Ponte Internacional da Amizade.
O intuito da operação era de fiscalizar veículos que possivelmente façam o transporte ilegal de crianças e adolescentes entre as fronteiras Brasil-Paraguai.
Na mesma noite, foram realizadas fiscalizações em boates da região central da cidade a fim de apurar a presença de menores em situação de exploração sexual.
No domingo, 17, dando continuidade às atividades, a equipe participou de um evento realizado pela Rede Proteger na Praça da Bíblia. Eles participaram de várias atividades de conscientização da população para o combate ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.
Na segunda-feira, 18, a equipe participou de uma caminhada, onde várias instituições que trabalham no combate e atendimento à crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual estavam presentes. A caminhada terminou na Praça do Mitre onde houve discurso de algumas autoridades à população sobre o combate a estas violações e a importância da denúncia através dos diversos canais existentes.
A delegada responsável pelo Nucria, Mônica Ferracioli ressalta que essas atividades são de extrema importância pois trazem a conscientização da população para que todos possam participar através de denúncia ajudando assim co que a polícia consiga realizar a responsabilização dos autores destes crimes.