As obras da ponte sobre o rio Boicy na Rua Edmundo de Barros, Vila Maracanã estão em etapa final. Na quinta-feira (07) foi realizada a pavimentação asfáltica sobre a nova ponte fazendo a ligação das vias.
A construção das novas pontes faz parte do plano de revitalização do Rio Boicy, realizado pelo Governo Municipal de Foz do Iguaçu, a partir da reconstrução das estruturas que transpõem um dos maiores rios da cidade.
Supervisionado pela Secretaria Municipal de Obras, a ponte da Rua Edmundo de Barros foi totalmente refeita e representa uma grande melhoria para os moradores daquela região vêm recebendo atenção redobrada da administração municipal.
Assim como na ponte da Rua Tibagi , na ponte da Rua Edmundo de Barros as células de passagem foram alargadas para evitar acúmulos de entulhos e lixos, que impedem o fluxo das águas do rio, o objetivo é aumentar a capacidade de escoamento das águas evitando os alagamentos.
A estrutura que dará mais segurança aos pedestres, o chamado “corrimão ou guard-rail” já foram instalados, o meio fio já foi colocado, os postes de iluminação ganharam novas lâmpadas, e a pavimentação asfáltica sobre a ponte, fazendo a ligação das vias está sendo finalizada.
Os blocos de concreto intertravado (paver), inclusive com piso tátil, próprio para deficientes visuais, já estão no local e serão instalados, faltando apenas à colocação de grama para a finalização e entrega da obra.
O Prefeito Reni Pereira destaca os reflexos da construção dessas pontes que já foram sentidos nesse início de ano. De acordo com a Defesa Civil do Município, nenhuma pessoa teve que sair de casa por conta das fortes chuvas que ocorreram no mês de janeiro deste ano.
Mais pontes
A ponte da Rua Amazonas, que se encontra próxima a uma Unidade da Sanepar, ganhará um trabalho conjunto com a Companhia de Abastecimento, para que o abastecimento de água não seja interrompido, na região.
Na Avenida Felipe Wandscheer a área rural de Foz na ponte sobre o rio Tamanduazinho, as manilhas que se encontram no local já não suportam a vazão das águas principalmente em dias de chuva, a ponte será reconstruída e as manilhas serão trocadas para facilitar o escoamento das águas.
A Rua Jorge Sanwais,também ganhará uma nova ponte que irá oferecer mobilidade entre a Vila Maracanã e Jardim Guarapuava .
No final da Rua Carijós a construção de uma ponte sobre o rio Mimby, ligará os jardins Guarapuava e Tarobá.
A Avenida João Paulo II também terá mais segurança com uma Ponte de concreto que será instalada no local, pois neste trecho acontecerá à ligação da Avenida República Argentina com a Avenida das Cataratas.
Na região norte da cidade no final da Avenida Paraná, a solicitação de uma via de acesso ao Belvedere é antiga e, será realizada a construção de uma ponte que atenderá ao pedido da população e facilitará o acesso a Avenida Tancredo Neves.
Atendendo a solicitação dos moradores, no Porto Meira, a Prefeitura irá construir uma ponte na Rua Boto que fará a ligação dos bairros, Ouro Verde e Profilurb II.
No local existe uma passarela em condições precárias que foi instalada há mais de cinco anos segundo a moradora Talice Pereira. “Passo todos os dias por aqui, é preciso colocar uma ponte de verdade e melhorar nosso bairro, as crianças passam por aqui quando vão e vem da escola e a noite é uma escuridão e muito perigoso”, disse.
“Vamos fazer a ponte no local onde tivermos a liberação do IAP disse Reni, “além da ponte para a Rua boto, temos o projeto de uma praça e iluminação pública e estamos estudando o pedido dos moradores de fazer uma passarela para os pedestres”, salientou o Prefeito.