Segundo o portal de noticias G1, a emissora local de TV ONE confirmou a execução do brasileiro condenado por tráfico de drogas na Indonésia. Segundo informações, a pena foi executava por um pelotão de fuzilamento na tarde de terça-feira, 28, horário de Brasília.
Além do brasileiro, outros oito condenados foram mortos no fuzilamento. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados. Eles são os australianso Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada.
O brasileiro foi condenado à morte em 2005, quando tentava entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Este é o segundo brasileiro que foi executado no país em 2015.
Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.