Com um índice de infestação do mosquito da dengue em 9%, considerado alto pelo Ministério da Saúde, a 9° Regional de Saúde, por meio da prefeitura de Foz do Iguaçu, fez o pedido para que veículos fumacê sejam enviados para o município. Com a autorização do governo estadual, 10 equipamentos começam a chegar na próxima quarta-feira (29).
Ademir Ferreira, chefe da 9° Regional de Saúde, informou que até dois meses não havia risco epidemia em Foz do Iguaçu, quando o índice de infestação era de 1%. Como neste mês de abril o índice chegou a 9%, considerado alto, os órgãos de saúde começaram a adotar medidas mais extremas. “O fumacê é a UTI da dengue. Ainda não seria uma epidemia, mas na forma com que está ocorrendo pode acontecer”, disse Ferreira.
As 10 caminhonetes fumacês que serão utilizadas no município começam a circular pelas ruas a partir das 5h da manhã e no final da tarde. A região norte de Foz é que registrou maior número de infestação do mosquito Aedes Aegypti.
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizam o trabalho de campo passando pelas casas do município, orientando os moradores sobre o risco da doença e de como se proteger. Cuidados básicos como não deixar água parada continua sendo a melhor maneira de prevenção.
Desde março as Unidades Básicas de Saúde do Município contam o teste rápido, o chamado “Kit Dengue”, possibilitando a confirmação imediata das pessoas com suspeita de dengue.
Apenas nos três primeiros meses de 2015, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu registrou mais casos do que em todo o ano de 2014. Até março, o município registrou 186 pacientes confirmados com dengue, de um total de 782 casos suspeitos.