Os projetos das duas obras foram apresentados por representantes do Codefoz, ACIFI, Itaipu Binacional, o deputado Estadual, Chico Brasileiro, além do prefeito de Foz.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve hoje, 24, na sede da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) em Cascavel. Durante o encontro com mais de 60 prefeitos da região, Kassab recebeu uma comitiva de Foz do Iguaçu.
Os representantes do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) e ACIFI, além do deputado Estadual, Chico Brasileiro (PSD), o Superintendente da Itaipu, Gilmar Piolla e o prefeito Reni Pereira entregaram pedido de duas grandes obras estruturais na cidade. Também participaram da reunião o deputado Federal, Evandro Roman (PSD) e o chefe da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra.
No documento entregue ao ministro e assessores do Ministério das Cidades é reivindicada a revitalização da Avenida das Cataratas e a construção de um Viaduto entre a Avenida Costa e Silva e a BR 277, na entrada da cidade.
“ São obras para atenuar os problemas do município no campo da infraestrutura e o Governo Federal entende as responsabilidades e vai procurar estar ao lado dos municípios”, disse o ministro. “Vamos analisar quais os investimentos necessários que podem ser executados para melhorar a vida dos cidadãos pelo país”, completou.
A revitalização da Avenida das Cataratas compõe o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE-Foz), documento base para ações de crescimento sustentável local. Outras obras – algumas em andamento- que fazem parte do organograma do Plano é a revitalização da Ponte da Amizade, construção da Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai, o novo Sistema de Pista do Aeroporto Internacional, além da duplicação da BR 469 (Avenida das Cataratas) entre o Trevo da Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu.
O projeto de Revitalização da Avenida das Cataratas envolve trecho de 4,2 quilômetros, da esquina das Avenidas Paraná e Jorge Schimmelpfeng até o trevo de acesso à Argentina. Trata-se da principal ligação da cidade com o Aeroporto e o Parque Nacional do Iguaçu. A obra tem um custo estimado em R$ 17 milhões.
Ainda na pauta do encontro, foi apresentada a proposta de construção de um viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR 277, na entrada da cidade. Os projetos básicos e executivos de engenharia estão em fase de elaboração e serão doados, e o orçamento estimado para a execução é de R$ 12 milhões.
Texto e foto de Marcelo Freire