Antes mesmo de acontecer a Assembleia Estadual dos educadores, neste sábado, 25, em Londrina, os profissionais propõe a retomada da greve no estado. Segundo nota publicada na APP-Sindicato de Foz, o Governador Beto Richa não cumpriu o acordo firmado para interromper a greve dos educadores.
“Sua base aliada na Assembleia Legislativa que aprovar o projeto previdenciário do governo sem o tempo necessário para o debate e sem incluir propostas já apresentadas pelos servidores do Paraná.
Diante disso, a APP-Sindicato/Foz propõe retomar a greve, conforme decisão do Conselho Regional do sindicato.” Diz a nota publicada.
Campanha Salarial
O Conselho Regional do APP-Sindicato/Foz ainda debateu e aprovou o posicionamento dos educadores da região frente às negociações que irão acontecer durante a Campanha Salarial 2015. Entre as principais propostas, está a aplicação do índice de reajuste do piso nacional de 13,01% para professores e funcionários de escola.
O sindicato defende que esse índice deve ser aplicado aos salários do magistério desde o mês de janeiro, data de sua definição. Além disso, reajuste passará a contemplar os funcionários de escola de todos os vínculos profissionais (Efetivos, PSS, Paraná Educação, CLAD, entre outros), já que atualmente este segmento não dispõe de legislação ou de um piso salarial que defina os critérios de reajustes.
“Não é justo que os funcionários, uma das carreiras do Estado que tem a menor remuneração salarial, não tenham aumento real de salário, uma vez que se atingirmos só a reposição da inflação do período, esse valor não representará ganhos”, defende Cátia Ronsani, secretária de Formação Política Sindical da APP-Sindicato/Foz.
Na Assembleia Estadual de Londrina, os educadores de Foz do Iguaçu e região também defenderão que o sindicato fortaleça a luta contra o projeto da terceirização/precarização do emprego, que está tramitando no Congresso Nacional. Na compreensão dos servidores da educação, a terceirização ataca a todos os trabalhadores (atuais e futuros), e poderá ser praticada com abrangência no serviço público, prejudicando as carreiras e a qualidade do trabalho.
Assembleia Estadual
A direção regional do sindicato colocou um ônibus à disposição da categoria para o deslocamento até a Assembleia Estadual, em Londrina, neste sábado (25). Os educadores interessados em participar devem informar nome e documento de identidade junto à secretaria da APP-Sindicato/Foz: (45) 3027-1893.
A saída do transporte está marcada para às 22:30 horas desta sexta-feira (24), em frente ao Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu.
O Governador Beto Richa não cumpriu o acordo firmado para interromper a greve dos educadores. Sua base aliada na Assembleia Legislativa que aprovar o projeto previdenciário do governo sem o tempo necessário para o debate e sem incluir propostas já apresentadas pelos servidores do Paraná.
Diante disso, a APP-Sindicato/Foz propõe retomar a greve, conforme decisão do Conselho Regional do sindicato.