O Hospital Municipal Padre Germano Lauck colocou em funcionamento, oficialmente nesta quinta-feira (23) leitos exclusivos para o atendimento aos pacientes com dengue, para garantir a internação e o manejo clínico adequado dos doentes.
São 20 novos espaços que já estão à disposição de um corpo clínico, formado por médicos e enfermeiros, que irão atender a demanda vinda da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e do Pronto Atendimento – PA Morumbi.
Com a abertura destes leitos, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde passa a atender a uma determinação do protocolo municipal de combate a doença e desta forma a Secretaria Municipal da Saúde cria um novo Plano de Contingência para controlar a doença e organizar o atendimento aos pacientes acometidos pela dengue.
Com os 20 novos leitos específicos no Hospital Municipal, o setor de atendimento de urgência e emergência da UPA e do PA – Morumbi passam a ficar livres para atender a demanda natural de pacientes que buscam a rede de saúde. “É de extrema importância essa nova ala de internação, uma vez que ela nos possibilitará uma maior agilidade na realização dos exames, bem como a hidratação do paciente e o atendimento especializado,” destacou o diretor Assistencial da Fundação Municipal de Saúde, Marcelo Marques.
“Aqui, o paciente encontrará a orientação necessária, o profissional capacitado e preparado para fazer o acompanhamento médico de evolução ou amenização do sintoma de dengue e por fim, todo o atendimento grave, categorias “C” e “D” será imediatamente isolado atendendo ao plano de contingência”, ressaltou Marques.
Desta forma, a Prefeitura de Foz, através da Secretaria Municipal da Saúde, poderá intensificar as ações de combate à proliferação do mosquito e para isso, o secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo, lembra que as medidas preventivas contra a dengue não devem ser interrompidas, e com a intensificação das chuvas e o calor contínuo, ainda favorecem a proliferação do Aedes aegypti. “Desta forma continuamos conclamando a população que é fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença” declarou o secretário.
“Uma vez identificado o sintoma da doença, seja pelo kit dengue, ou seja, pelo exame, imediatamente o paciente será encaminhado para o Hospital Municipal e lá receberá os primeiros atendimentos conforme o protocolo municipal”, disse Bortolo.
O prefeito Reni Pereira, elogiou a rede de assistência criada exclusivamente para o atendimento aos pacientes com dengue. Ele observou que esta é uma questão complexa que depende de muito planejamento, mas que o objetivo só pode ser um: proteger a população. “O importante é olhar para frente. Nós vamos acompanhar este levantamento de perto. A dengue exige que se reúnam esforços conjuntos”, destacou Reni.
A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que, os pacientes serão transferidos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, no Três Bandeiras e do Pronto Atendimento – PA, do Morumbi para os leitos exclusivos de Dengue no Hospital Municipal, após solicitação médica. O cidadão, ao sentir ou perceber o sintoma de dengue deverá procurar a Unidade Básica de Saúde – UBS, mais próxima de casa para receber os primeiros atendimentos.