A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) pediu o apoio do Senado para a implementação do grupo parlamentar Brasil-Paraguai, salientando o objetivo de quebrar preconceitos e fortalecer as relações entre os dois países. Gleisi disse que a integração dos países do continente foi ressaltada pela realização da Cúpula das Américas, que pela primeira vez admitiu a participação de Cuba. Ela acrescentou que a evolução da diplomacia na região sinaliza que o Brasil deve tratar o Mercosul como prioridade em sua política externa.
Ao salientar a necessidade de boas relações com o Paraguai, a senadora lembrou que a região de Foz do Iguaçu, em seu estado, é o trecho de fronteira mais populoso do Brasil. Ela citou os bons resultados recentes da economia do país vizinho, mas alertou que, se o Paraguai for mal, os brasileiros sentirão o impacto.
— No momento em que a diplomacia nas Américas evoluiu significativamente, espero que possamos também avançar em nosso território sul-americano, mostrando ao mundo o exemplo da região pacífica, democrática e integrada que nós podemos ser — afirmou a senadora.
Senado Federal