O governador Beto Richa adiantou nesta sexta-feira (17) que vai retomar ainda neste semestre todas as obras em execução pelo Estado. “Algumas obras tiveram o ritmo de execução diminuído ou paralisado, mas estamos retomando todas as obras ainda neste primeiro semestre. Muitas já foram retomadas e outras estão sendo analisadas para nos próximos dias serem retomadas”, disse ao entregar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município de Foz do Jordão, na região Centro-Sul do Estado.
A prioridade, segundo Beto Richa, é manter e até ampliar os investimentos nos municípios paranaenses, em especial, nas pequenas cidades, as que mais precisam da ação e apoio do Governo do Estado. “Este é o nosso recado para todos os municípios do Paraná: vamos continuar investindo”, disse.
Richa disse que o ritmo da execução das obras diminuiu em função da queda de arrecadação proporcionada pela crise nacional em que o Brasil atravessa. “A deterioração da economia nacional nos últimos meses, isso causou dificuldades de arrecadação a todas administrações, seja em nível municipal ou estadual”, analisou.
O governador relatou que nos últimos quatro anos o Estado entregou uma série de obras por todos os municípios paranaenses. “Fizemos um grande volume de obras nestes quatro anos de governo. Foi o maior investimento que o Estado já fez nos 399 municípios do Paraná. Foram obras de infraestrutura urbana, infraestrutura viária e batemos um recorde na construção de moradias populares”, disse.
“Todos os prefeitos foram atendidos na imensa maioria das suas demandas junto ao Estado e este diálogo proporcionou estes avanços. O Paraná é um estado diferenciado, se preparou e vai vencer mais essa etapa de crise na economia do país, que reduz os investimentos nos estados e municípios”.
PATRULHA DO CAMPO – Beto Richa disse ainda que o governo está estudando a continuidade do Programa Patrulha do Campo. “Fizemos três mil quilômetros de readequação de estradas rurais. Nunca houve um programa parecido na história do Paraná”, disse.
“Estamos analisando dar continuidade ao programa porque reconhecemos sua importância no atendimento das famílias do campo, que moram no meio rural, e passam a ter uma ligação melhor da cidade com municípios”, adiantou.
Richa reconhece a Patrulha do Campo como um dos maiores programas do governo. “Estamos trabalhando para a manutenção deste programa que teve uma grande aprovação em todas as regiões do estado”.