Na noite da ultima segunda-feira (13), policiais civis do Grupo de Diligências Especiais, e o delegado chefe da 6ª Subdivisão policial de Foz do Iguaçu, Dr. Alexandre Macorin, receberam das mãos do ministro do interior, Sr. Francisco José de Vargas Benitez e do alto comando da Polícia Nacional Py, diploma de gratitud y reconocimiento (diploma de gratidão e reconhecimento).
A homenagem aconteceu na sede do Ministério do Interior, em Assunção, Paraguai. O reconhecimento se deu em face dos vários trabalhos realizados em cooperação entre as Polícias Civil de Foz e Nacional do Paraguai, sendo destaque a recente apreensão de um grande armamento bélico e farta munição apreendidos em uma mansão no condomínio de luxo Del Paraná Country Club em fevereiro deste ano em Ciudad del Leste. A apreensão foi considerada uma das maiores nos últimos anos no país.
Outro fato em que a Polícia Civil de Foz do Iguaçu prestou apoio a Polícia Nacional paraguaia foi no sequestro da família Vivian, em Santa Rita, localidade colonizada por brasileiros a cerca de 70 quilômetro da fronteira com Foz do Iguaçu. Quatro (04) indivíduos armados invadiram a residência fazendo parte da família refém. Como resultado, dois dos indivíduos foragidos da Justiça brasileira, foram mortos em confronto com a polícia. Os outros dois, também brasileiros, após horas mantendo o casal refém acabaram se entregando a polícia.
O delegado, Dr. Alexandre Macorin vê com bons olhos a integração das Policias brasileiras e paraguaia. “Ficamos muito gratos pelo convite e pelo reconhecimento. Fomos muito bem recepcionados pelo ministro e autoridades daquele país, e pretendemos continuar com os trabalhos de cooperação em conjunto com a Polícia Nacional”, informou o delegado chefe da 6ª S.D.P de Foz do Iguaçu.