De janeiro até a terceira semana de abril de 2015, foram registrados 766 acidentes de trânsito em Foz do Iguaçu, destes, 162 envolvendo motocicletas. O relatório foi divulgado pela Polícia Militar, durante reunião na sede do 14° BPM na segunda-feira (13), com o prefeito Reni Pereira, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Foztrans e Secretaria Municipal da Saúde.
Durante o encontro os secretários e autoridades de polícia discutiram a necessidade de criar campanhas educativas para diminuir o número de acidentes no município. “Todos os acidentes, inclusive os que envolvem motocicletas, independente da placa do veículo ou da moto, quando causam vítimas, acabam superlotando o hospital municipal, muitas vezes, tirando um leito de pessoas com outras necessidades e outras doenças”, disse o prefeito.
A maior preocupação da área da saúde e trânsito são com as motocicletas envolvidas em acidentes. Segundo o secretário de Segurança, Cleomar Farias, os maiores registros são de condutores de moto sem carteira de habilitação. “Quem dirigir e pilotar motocicletas sem CNH ou com equipamentos irregulares, certamente vai cair em blitze e iremos orientá-las”, explicou Farias.
O secretário informou que durante a última blitz realizada pela Guarda Municipal, em uma hora de operação, 21 motocicletas foram flagradas com algum tipo de irregularidade. A Polícia Militar divulgou que do total de acidentes envolvendo motociclistas, 123 foram com vítimas.
Destes acidentes, 80% eram homens, entre 18 e 29 anos, e 24% com carteira de habilitação com tempo inferior a 5 anos e 29,14% não possuíam habilitação para moto.