As obras foram feitas em duas etapas e beneficiaram aproximadamente 18 mil moradores da região.
A primeira etapa contemplou o Norte do bairro conhecido como Vila C Nova e terminou em 2012, atendendo mais de 11 mil pessoas. Na segunda etapa, que termina agora, a Sanepar assentou mais de 37 quilômetros de tubulação para atender 1.650 imóveis localizados nos bairros Vila C Velha e São Sebastião. Estão sendo beneficiadas cerca de sete mil famílias que já podem conectar o imóvel à rede coletora de esgoto.
No final do ano passado, em parceria com o Conselho Comunitário da Vila C, a Sanepar promoveu um curso de aperfeiçoamento para encanadores, onde profissionais da região aprenderam como fazer corretamente a ligação entre o imóvel e a rede de esgoto.
A Sanepar também está programando vistorias para verificar se as ligações foram feitas de modo correto. Nos próximos meses, profissionais contratados pela empresa vão percorrer o bairro para identificar se há irregularidades, como a água de chuva ligada diretamente na rede de esgoto, o que é proibido. Durante a execução da obra, a Sanepar promoveu reuniões comunitárias para explicar o andamento dos trabalhos e como deveriam ser executadas as ligações individuais.
Na etapa de ampliação da Vila C Velha, também foi construída uma nova estação elevatória e ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto Jupira. Nesta ampliação estão sendo feitos mais um módulo de tratamento, a adequação do já existente, duplicação do sistema de entrada do esgoto e construídos mais 13 leitos de secagem. Atualmente a Estação tem capacidade para tratar 70 litros por segundo e, após a conclusão das obras, a capacidade vai dobrar, alcançando os 140 litros por segundo. A obra, que já está em fase final de execução, vai permitir que a nova estação receba o esgoto da região Norte e atenda o futuro crescimento populacional da região. Para concluir a rede, a elevatória e a ampliação da estação foram investidos cerca de oito milhões e quatrocentos e vinte mil de reais.
Com informações de assessoria