Cerca de 16 mil turistas devem visitar a Itaipu nos três dias do feriado da Páscoa, de sexta-feira (3) a domingo (5). O número inclui visitantes dos lados brasileiro e paraguaio e corresponde à média dos anos anteriores.
Se alcançado, o número será superior ao dos visitantes do Carnaval, quando 14.511 turistas visitaram a usina, somando os acessos pelo Brasil e Paraguai.
Segundo Guilherme Tell Laurino, gerente comercial do Complexo Turístico Itaipu (CTI), as previsões são feitas com base nas visitas esperadas pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A estimativa da direção da reserva é que passem pelo parque 25 mil visitantes, entre os dias 3 e 5 de abril. Os portões do atrativo que abriga as Cataratas do Iguaçu serão abertos uma hora mais cedo, às 8h, todos os três dias, e fechados às 17h.
“Nossa previsão gira em torno de oito mil turistas. Para recebê-los, vamos aumentar o número de ônibus circulando e abrir horários extras do Circuito Especial. Toda a equipe estará trabalhando, pronta para atender à demanda”, disse Laurino. Os oito mil restantes são a expectativa do Complejo Turistico Itaipu, no Paraguai, baseada nos 8.064 visitantes de 2014.
Segundo pesquisa do Sindhotéis (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), a rede hoteleira de Foz do Iguaçu deve registrar ocupação de 61% no feriado. No PNI, o maior movimento é esperado para a Sexta-Feira Santa, um dos dias mais procurados pelos turistas e moradores da região.
JIE