Buscando novas experiências, o presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Adailton Avelino, Cantor, está em Curitiba onde conheceu o projeto “Trupe da Saúde” que atua desde o ano 2000 levando as artes do palhaço e do improviso a cinco hospitais de Curitiba.
Na ocasião, os organizadores apresentaram a proposta de estender o projeto à Foz do Iguaçu. Adailton assinou uma carta concordando com a proposta e, além disso, já começa a programação para realização de oficinas e oferecer treinamentos a atores de Foz para que desenvolvam o projeto nos hospital e postos de saúde local.
Para Adailton, a extensão do projeto chega para inovar a cultura em Foz. “Vamos treinar atores locais, e vamos levar cultura e alegria aos pacientes. É isso que a cultua proporciona, e trabalhamos para realizar”, finalizou.
O presidente volta à Foz do Iguaçu nesta quarta-feira, 1, e divulgará mais informações sobre o projeto.
Atores interessados devem procurar equipe da Fundação Cultural para mais informações.
Sobre o Trupe da Saúde
A Trupe da Saúde atua desde o ano 2000 levando as artes do palhaço e do improviso a cinco hospitais de Curitiba. O projeto conta com uma equipe de palhaços profissionais que, por meio de jogos e da interação com pacientes, acompanhantes e profissionais dos hospitais, busca provocar uma transformação no ambiente hospitalar. Os resultados apontam para uma mudança no ânimo do paciente, para a transição do comportamento passivo para o ativo, melhor aceitação de procedimentos e exames, maior colaboração com a equipe médica e enfermagem, recuperação mais rápida, melhor relacionamento entre médico e familiares, entre muitos outros benefícios.