Administrar as finanças pessoais não é tão simples como parece. Entretanto, ter controle sobre o que se ganha e gasta é muito importante para não sofrer com as dividas indesejadas. Outro elemento a ser levado em consideração é o fato de que administrando bem sua renda, o cidadão pode realizar sonhos antigos, como comprar a casa própria, adquirir um carro novo ou até fazer aquela viagem tão desejada.
Essas dicas foram dadas pelo consultor financeiro, Altemir Farinhas, durante a palestra cênica realizada na noite desta segunda-feira (17) no Ciami (Centro Integrado de Apoio a Melhor Idade). Participaram professores, pais e alunos que estudam na rede pública municipal. “A proposta é que a família possa aprender de uma forma lúdica, que é necessário cuidar bem do dinheiro se não ele acaba”, defende Farinhas.
O encontro é parte do projeto de educação financeira que está sendo implantado nas escolas municipais de Santa Terezinha de Itaipu em 2015. O conteúdo da palestra continuará sendo trabalhado nas unidades de ensino. Para isso, os professores receberam uma capacitação sobre o tema.
Kits com livros sobre educação financeira foram entregues a todas as crianças da rede pública municipal. Em sala de aula, elas aprenderão temas como planejamento futuro, aposentadoria e reeducação financeira.
“Além de aprenderem sobre finanças pessoais na escola, as crianças vão levar exercícios para resolver em casa com a ajuda dos pais. A proposta é acender a discussão sobre finanças e com isso iniciar a mudança de atitude das famílias”, frisa a secretária de Educação, Léia Colle Rebelatto.
Leonilda da Cruz Santos assistiu à palestra e aprovou a iniciativa do município de implantar o tema na grade curricular das crianças. “É importante orientar as crianças porque todo pai deseja que o filho tenha um bom futuro”, disse. “A gente também tem que aprender a poupar para no futuro investir na faculdade do filho” observa a mãe.
O projeto está sendo implantado com orientação e capacitação de profissionais de consultoria financeira. O apoio e patrocínio são da Itaipu Binacional.
Assessoria STI