Na manhã de quinta-feira (19), servidores da Receita Federal encontraram 219 quilos de maconha escondidos dentro de sacolas com mercadorias diversas. A droga estava oculta, posicionada no meio dos volumes, muito bem enrolada em cobertores. Para preencher estes recipientes foram utilizados principalmente vestuários, inclusive infantis. Só foi possível identificar a droga no momento da abertura das mercadorias. No total havia dez sacolas com aproximadamente 22 kg de maconha cada uma.
Das dez sacolas, cinco são de propriedade de um mesmo passageiro que foi identificado. Outra sacola estava em nome de uma menor, também identificada, que viajava acompanhada de sua mãe. As outras quatro sacolas não possuíam identificação alguma, sendo de responsabilidade da empresa transportadora.
A maconha foi descoberta no momento em que era realizada a contagem e a valoração das mercadorias de um ônibus de turismo que havia sido retido e lacrado no final da tarde da última sexta-feira (13). O ônibus viajava com 32 passageiros e teria como destino a cidade de Londrina/PR.
A retenção do coletivo ocorreu no município de Matelândia/PR por servidores da Receita Federal. O ônibus foi então encaminhado para o pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu e permaneceu lacrado até a manhã de hoje, quando se iniciou o processo de deslacração na presença do representante legal da empresa transportadora proprietária do veículo.
A contagem total das mercadorias somou o valor aproximado de R$ 157 mil.