As 2.149 escolas estaduais do Paraná iniciaram nesta quinta-feira (12) o ano letivo 2015. São 975 mil alunos que voltam às aulas. O calendário escolar elaborado pela Secretaria Estadual da Educação já contempla a reposição de aulas, em função da greve dos professores, o que garante o cumprimento dos 200 dias letivos, sem prejuízo ao processo de aprendizado dos estudantes.
Os alunos não terão aulas nos sábados e durante o mês de julho haverá uma semana de recesso escolar, entre os dias 13 a 17 de julho. Os sábados serão utilizados apenas para atividades dos professores. O último dia de aulas do ano será em 23 de dezembro.
A Secretaria da Educação também reforçou o trabalho, e convocou diretores, professores e funcionários, para preparar as escolas para receber os estudantes após o fim da greve do magistério. A maioria das escolas estaduais ficou praticamente 30 dias fechada, o que impediu vistorias e a realização de obras.
Cada escola recebeu recursos do Fundo Rotativo, repassados pelo Governo do Estado, para pequenas despesas. Neste ano as escolas estaduais já receberam R$ 12,2 milhões, depositados em três parcelas desde o início do ano. O dinheiro é destinado para compra de materiais de consumo para as atividades educacionais e execução de serviços de manutenção.
O ano letivo começa com alimentos suficientes para a merenda escolar. Os alimentos congelados (carnes e peixes) começaram a ser entregues na última terça-feira (10). A entrega é feita diretamente pelos fornecedores.
As escolas têm estoque de produtos não perecíveis da última remessa enviada no fim do ano passado. Foram 2.907 toneladas de alimentos não perecíveis.
A primeira remessa de 2015 será feita nas próximas semanas, com o envio de mais 2.864 toneladas de alimentos. Os alimentos da agricultura familiar também serão enviados às escolas nas próximas semanas.
AEN