A Faculdade União das Américas, Uniamérica, irá assumir a gestão do Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 8, pelo diretor-presidente da instituição de ensino, Ryon Braga.
Desde o ano passado o Poliambulatório, que já foi referência de saúde em Foz, vem passando por dificuldades financeiras, no final de 2014 e início de 2015 esteve com as portas fechadas durante 20 dias por falta de repasses da administração pública, além disso, o prédio, inaugurado em 2001, está bastante deteriorado.
Segundo Braga, a Uniamérica vem se estruturando nos últimos dois anos, tendo todos os cursos na área de saúde, inclusive medicina, que funciona dentro do campus em parceria com a Unila e instituição precisava expandir os espaços de clínica em todas as áreas por isso fechou parceria com o Poliambulatório que já tem toda a estrutura, precisando apenas da revitalização.
A partir de abril serão reativados os laboratórios de Análises Clínicas, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética Reabilitadora e Serviço Social, Farmácia Solidária, Farmácia de Manipulação, Diagnóstico por Imagem (Radiografia e Ultrassonografia) e cirurgias de pequeno porte, além de contar com Unidade de Atendimento da Família, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (PSF) e Atendimento de Especialidades Médicas pelo SUS.
Ryon Braga afirmou que o Poliambulatório atenderá de forma totalmente gratuita aos pacientes do SUS e também oferecerá os serviços de Clínica Popular, com valores reduzidos, para pacientes que não se encaixam nos critérios do SUS, porém não possuem poder aquisitivo para frequentar clínicas particulares.
Também será lançado pela Uniamérica um programa de Promoção da Saúde, onde a população poderá se inscrever e terá o direito a um acompanhamento médico, psicológico, nutricional, fisioterápico e das demais áreas da saúde visando a estruturação de cuidados e práticas que garantam a promoção da saúde e evitem o desenvolvimento de doenças.