O Prefeito Reni Pereira, juntamente com a Vice-Prefeita Ivone Barofaldi, e o Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Duso, estiveram em reunião com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – no Paraná, José da Silva Tiago.
Na ocasião foi entregue ao Superintendente do DNIT , um documento que irá compor o processo exigido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA – para fins da emissão de licença para a construção da segunda ponte que irá fazer a ligação entre o Brasil ao Paraguai.
O documento que é exigido trata – se de uma certidão de acordo com a prefeitura para a autorização do uso de solo do município onde será construída a “Ponte da Solidariedade”.
“Esse documento é de vital importância, sem ele, nós não teríamos a licença do IBAMA, afirmou o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago”.
A nova ponte permitirá um transporte mais adequado entre os países, desafogando a ponte da Amizade, que hoje é principal ligação entre Brasil e Paraguai
“Estamos abertos para colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade, a construção da segunda ponte é de fundamental importância na questão social e econômica, tanto para Foz do Iguaçu quanto para o Paraguai. A nova estrutura possibilitará o desenvolvimento harmônico da cidade e será um atrativo turístico a mais na região. Haverá um grande impacto positivo no turismo” destacou Reni.
De acordo com Tiago, o DNIT depende agora da autorização do IBAMA para que seja iniciada a etapa de obras da segunda ponte.
“Estivemos no IBAMA em Brasília, e devemos entregar a documentação completa entre os dias 15 de maio a 01 de junho. Respeitando esse prazo e com a documentação aprovada, imediatamente podemos dar ordem de início para efetivamente começar as obras da segunda ponte”, afirmou o superintendente do DNIT.
A Previsão de início das obras é para os mês de junho de 2015 e término para o final de 2017.
A estrutura
A “Ponte da Solidariedade” será construída sobre o Rio Paraná, entre a cidade de Presidente Franco, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, na região do Marco das Três Fronteiras. Ela terá 760 metros de extensão e 19 de largura.
O modelo é estaiado, ou seja, suspenso por cabos e constituído de mastros. Serão duas pistas, pavimentadas com concreto betuminoso de espessura de sete centímetros. O DNIT estima a contratação de 1.000 trabalhadores diretos no auge das obras.
Com assessoria