Vereadores estudam a possibilidade da construção de uma passarela de pedestres na rodovia BR 277, nas proximidades da Aduana Brasil-Paraguai, após o viaduto sob a Avenida Juscelino Kubitschek. Segundo a explicação dos vereadores Luiz Queiroga e Gessani da Silva, a obra fortalecerá a segurança de pedestres que circulam na região da Ponte Internacional da Amizade, principalmente na travessia entre o Jardim Jupira e a Vila Portes.
O vereador Luiz Queiroga ressalta que estudos indicam que a implantação de uma passarela provoca a eliminação de até 100% dos atropelamentos e, paralelamente, uma diminuição das perturbações ao fluxo veicular. “Daí então, a necessidade urgente da construção de uma passarela próxima à Aduana da Ponte da Amizade”, disse Luiz Queiroga.
O vereador Gessani da Silva explica que esta obra é necessária, “uma vez que vemos diariamente, através da mídia, notícias de atropelamentos neste ponto crítico da rodovia. Ou seja, já passou da hora em solicitarmos esta passarela, para podermos proporcionar uma maior segurança aos pedestres, bem como reduzir o número de atropelamentos”, ressaltou o vereador.
O requerimento será encaminhado ao DER para respaldo técnico e jurídico e a resposta a solicitação dos vereadores deverá retornar ao Legislativo Iguaçuense em até 30 dias.
Caso a resposta seja negativa e/ou não seja sensível a reivindicação dos moradores e empresários que se instalaram na região, os vereadores estão propostos a encaminhar a solicitação de intervenção ao Ministério Público Federal, para providências de denúncia judicial.