Há pouco mais de uma semana, no tapete vermelho do Oscar 2015 (Academy Awards), a atriz Patrícia Arquete pediu por igualdade de tratamento e de salários para as mulheres do cinema. Longe do mundo mágico de Hollywood, mas também com a bandeira da equidade, o Ecomuseu de Itaipu aproveita o Mês da Mulher para inaugurar, nesta semana, duas exposições que as homenageiam.
As mostras temáticas serão abertas nesta quinta-feira (5), às 19h. Caleidoscópio – sonhos gravados, da artista Lucie Maria Shreiner, de Marechal Cândido Rondon, e Se fosse você, do coletivo de artistas Duas Marias, formado por Nani Nogara e Malu Rebelato, ambas de Cascavel, trazem ao público as questões sobre o universo feminino. Além disso, as exposições dão destaque a três mulheres artistas da região, mostrando um pouco da produção artística realizada na Bacia do Paraná 3. As mostras permanecerão abertas até 7 de junho.
“O objetivo é refletir sobre o universo feminino e tratar o tema no sentido positivo, dando visibilidade à produção artística das mulheres da região”, conta Tatiara Damas Ribeiro, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD). De acordo com ela, o Ecomuseu também se abre para a arte contemporânea para formar público na região voltado para esta linguagem.
As exposições integram as comemorações do Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. Para isso, o Ecomuseu conta com a parceria do Programa de Equidade de Gênero de Itaipu e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), além de outros coletivos femininos da região da BP3.
Na abertura, às 19h de quinta-feira, estão previstas apresentações musicais e recital de poesia. As artistas que assinam as obras também farão uma roda de conversa sobre o tema.
Exposições
As obras de Se fosse você fazem uma alusão direta à questão da construção do feminino. As artistas fazem uma performance junto às instalações cênicas e documentam tudo por meio de fotografias. Depois, o público é convidado a participar da obra, recriando as performances das artistas. O objetivo é criar uma empatia entre público e artistas, no momento em que o público, de forma voluntária, se coloca no lugar dos artistas na discussão do universo feminino.
A exposição Caleidoscópio, sonhos gravados é composta por 27 obras realizadas na técnica da xilogravura. A mostra se inspira nos sonhos, na esperança de poder transformar a realidade dura em um mundo com mais amor, fraternidade, equilíbrio e muita luz, permitindo ver que a verdadeira riqueza se encontra na simplicidade da vida.
Serviço
Abertura das exposições Caleidoscópio – sonhos gravados e Se fosse você
Ecomuseu de Itaipu. Quinta-feira, 5 de março de 2015 às 19h.
Fonte: Itaipu