O clássico Gre-Nal 404 entrou para história, mas não foi pelo resultado. Pela primeira vez, Grêmio e Internacional se enfrentaram com uma plateia mais democrática. Torcida do Inter, torcida do Grêmio e a grande novidade, a torcida mista. Mil colorados compraram ingressos e puderam convidar outros mil gremistas.
Dentro de campo, Aguirre não contou com D’Alessandro, seu principal jogador. Já Felipão, na busca do ataque ideal, colocou Mamute para começar a partida.
A partida começou com as duas equipes se estudando muito em todos os setores do campo. Pelo meio, Douglas ganhou a parceria de Lincoln pela direita e Mamute um puco mais centralizado na frente da zaga. O Internacional aproveitou a velocidade de Valdívia para buscar jogadas e servir Nilmar.
Nos primeiros 10 primeiros minutos, o Inter buscou o jogo e viu Erazo e Rhodolfo tendo que se virar para cortar os passes curtos, que eram trocados na frente da área de Grohe. A saída de bola do Grêmio favorecia os contragolpes colorados. Mesmo assim, a primeira conclusão foi do tricolor, que aos 11 minutos arriscou de fora da área com Felipe Bastos, mas a bola saiu sobre o gol de Alisson.
Aos 13 minutos, o Inter deu o troco com Nilmar, que quase conseguiu a conclusão de cabeça após cruzamento de Winck, mas a bola passou na frente do gol e saiu pela linha de fundo.
Após isso, o time de Felipão começou a gostar do jogo e dificultou a saída de bola colorada. Aguirre armou um meio campo mais fechado na defensiva e aberto na ofensiva.
Aos 35 minutos, Lincoln quase abre o placar ao receber fora da área e sem se importar com a marcação, chutou cruzado, mas Alisson pegou. Com a saída de bola dificultada pelos jogadores do Grêmio, Lincoln recebeu no lance seguinte e chutou cruzado. A bola bateu na trave e no peito do goleiro colorado, que levantou e conseguiu ficar com ela.
No fim do primeiro tempo, o Grêmio tomou conta do jogo e mostrou mais preparo físico que o time misto do Internacional.
Na volta para o segundo tempo, Felipão tirou Araújo e colocou Giuliano, Aguirre mudou e Valdívia deu lugar a Vitinho.
As equipes não foram melhores do que no primeiro tempo, mas nos últimos minutos, o Inter colocou uma leve pressão. No decorrer da etapa final, ambas as equipes arriscaram muito nos chutes de longa distância e faltas próximas da área adversária.
Na história dos clássicos, o número de empates entre as equipes se igualou ao número de vitórias do Grêmio. São 152 vitórias do Inter, 126 vitórias do Grêmio e 126 empates.
Rádio Gaúcha