Os equipamentos foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde através da Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu. A 9ª Regional de Saúde foi a responsável pela intermediação da doação e pela a assinatura do Termo de Cessão de uso, em caráter gratuito e de exclusividade para o HMFI e para o programa de qualificação das ações de vigilância em Saúde.
Segundo o chefe responsável pela 9ª Regional da Saúde em Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira de Souza, a doação destes equipamentos só vem a respaldar a preocupação do Governo do Estado em bem atender a sociedade como um todo.
Dentre os equipamentos doados ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, estão: Aparelho aspirador que proporcionará uma umidificação correta dos ambientes; Bisturi Eletrônico para ser utilizado em pequenas cirurgias e desenvolvido para profissionais que desejam mais praticidade; Equipamento para medir a pressão arterial e um Estetoscópio.
Paralela a esta doação
A Secretaria Municipal da Saúde também repassou aos integrantes do Programa DST/AIDS da cidade um aparelho que possibilitará fazer um diagnóstico preciso de doenças sexualmente transmissíveis e é utilizado como um importante aliado do exame ginecológico, proporcionando uma ótima visualização do colo do útero.
“Com este equipamento estaremos reforçando o trabalho de atenção e de prevenção ao mesmo tempo. Precisamos entender que o cidadão estará encontrando no sistema de saúde municipal, o mesmo atendimento ofertado pelo sistema particular e com uma qualidade superior”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Charlles Bortolo ao destacar também que a doação destes equipamentos só “Vem a corroborar com as diretrizes de crescimento no atendimento de qualidade do Hospital Municipal”, finalizou.
Segundo o supervisor de Engenharia Clínica da Fundação Municipal de Saúde, Mauricio Soares de Oliveira, esses equipamentos suprirão a necessidade de alguns setores, “acrescendo dessa maneira a segurança ao paciente, desde os primeiros cuidados, passando por pequenas intervenções e até mesmo nas grandes cirurgias”, destacou Soares.