Nesta sexta-feira (20), a secretaria municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu realizou a entrega de cartilhas sobre a coleta seletiva. O material foi distribuído nas escolas da rede municipal, estadual e particular. Aproximadamente 5,5 mil exemplares foram confeccionados para distribuição na rede escolar. O município conquistou recursos junto a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para produção do material.
“A escola tem sido grande facilitadora na disseminação da importância da reciclagem. O que as crianças aprendem na escola sobre meio ambiente, cobram depois nas atitudes dos pais em casa. Isso é bom porque nos ajuda a formar cidadãos cada vez mais conscientes”, ressaltou Paulo Ruppenthal, secretário de Agropecuária e Meio Ambiente.
Ele revelou que a estratégia adotada busca disseminar, por meio da escola, a relevância da atitude sustentável e ao mesmo tempo ampliar o processamento de recicláveis. Em 2014, a média mensal foi de 100 toneladas. Em Janeiro deste ano, o município bateu um novo recorde coletando e processando 119 mil quilos de materiais gerados pelas residências dos itaipuenses. A meta esse ano é atingir 150 toneladas.
Cartilha
Em seu conteúdo, a cartilha distribuída traz informações sobre a geração de lixo, classificação dos resíduos, compostagem caseira, resíduos que merecem cuidados especiais, lixo hospitalar, decomposição dos materiais na natureza, perguntas e respostas sobre reciclagem, como funciona a coleta seletiva na cidade, contribuição para vida útil do aterro sanitário, calendários de coleta dos inservíveis e recicláveis, participação popular e curiosidades.
Além disso, o material também faz um apelo para a mudança de atitude, convidando as pessoas a repensarem o impacto do consumo sobre o meio ambiente. Visão que a aluna da rede municipal Isabella Luiza Soczek tem de sobra. “Eu converso com meus pais sobre a reciclagem em casa. Vou levar a cartilha e ler com eles porque a gente precisa saber cuidar do nosso planeta”, disse a garota de 10 anos.
Também neste mês, todas as residências de Santa Terezinha receberam os calendários de coleta de inservíveis e recicláveis 2015, e as novas bolsas verdes identificadas com o logo do programa de coleta seletiva implantado no município.
Assessoria
Foto: Antonio Pitondo