Polícia Federal prende africanos com passaportes falsos na Ponte da Amizade


Na quarta-feira (18) a Polícia Federal prendeu dois homens de nacionalidade ganesa, 25 e 34 anos, por uso de documento falso na aduana da Ponte Internacional da Amizade.

A ação aconteceu por volta das 12h30, quando dois estrangeiros se dirigiram ao Posto de Imigração da Polícia Federal na Ponte Internacional da Amizade para entrar no Brasil. Apesar de serem de nacionalidade ganesa, apresentaram passaportes da África do Sul. Os documentos não foram reconhecidos pelo leitor de código de barras do sistema de imigração (STI). O policial federal analisou os documentos e constatou que os mesmos eram verdadeiros, mas desconfiou das folhas de identificação do portador, que aparentavam estarem coladas.

Em entrevista, os imigrantes confirmaram que os passaportes eram falsos e que são cidadãos de Gana, residentes em Santa Catarina. Em consulta posterior, descobriu-se que eles possuem pedidos de refúgio protocolizados no DPF. Os depoimentos serão analisados de forma mais apurada, afim de verificar-se alguma contradição.

Diante dos fatos, os ganeses foram presos em flagrante, inclusos no Artigo 304 do Código Penal Brasileiro e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde permanecem à disposição da Justiça Federal.

PF/Foz

Sair da versão mobile