Executivo envia proposta aos professores da rede municipal

A secretaria de educação em Foz, Lisiane Sosa, conversou com a reportagem da Rádio Cultura e explicou sobre a greve parcial dos professores da rede municipal de ensino. Segundo a secretária, algumas escolas aderiram a paralisação, mas quase 50% dos professores estão em sala de aula, tanto nas escolas municipais, como em alguns CMEIS. “Recomendamos aos pais que procurem os diretores das escolas ou CMEIS para saber se o professor do filho está ou não em greve”, aconselha a secretaria.

Negociação

Segundo, ainda, Lisiane, foi encaminhado, no dia 13 de fevereiro de 2015, um ofício ao presidente do sindicato dos professores municipais, Maria Rice, com propostas referentes à adequação da tabela do plano de carreira dos professores. “Isso serve para avançar nas negociações”, disse.

Porém, a secretaria conta que, com informações não oficiais, os professores teriam negado as propostas do executivo. “Por este motivo, aguardamos, então, uma contraproposta dos educadores”, ressaltou Lisiante.

Na manhã de sexta-feira, 20, às 10h30, haverá uma reunião entre os educadores e o prefeito Reni Pereira, para tratar o assunto. O executivo aguarda uma contraproposta para buscar resolver o problema.

Proposta do executivo

Para educador infantil, exercício 2015, um acréscimo de 15% no aumento real, 12% em março na implantação e 3% em agosto mediante a comprovação das 200 horas de formação continuada.

Professor do ensino fundamental, acréscimo de 9% no aumento real. 6% em março, e 3% em agosto de 2015, também mediante a comprovação das 200 horas de formação continuada.

Atendente de creche, 6% do aumento real, 3% em março, e 3% em agosto. Também o reajuste na database, manutenção de 6%. Adicional por tempo de serviço, manutenção do adicional de 3%, por biênio, e 5% por decênio. Promoções verticais diante da graduação, pos graduação e mestrado.

2016

Adicional por tempo de serviço, manuntenção de 6% por biênio. O reajuste da data base e as promoções verticais.

2017

Adicional por tempo de serviço, a formação por 200 horas, beneficio de 3%, reajuste da data base e promoções verticais.

O Piso salarial

Aprovado na câmara municipal, a diferença do vencimento básico, onde o piso nacional do magistério de 40 horas, foi para R$ 1.917,78 aos educadores infantis que recebendo o vencimento retroativo a 1 de janeiro de 2015.

Sair da versão mobile