Depois dos confrontos da fase preliminar, os grupos da primeira fase da Copa Libertadores da América estão quase definidos. Único clube brasileiro a ter que passar pela pré-Libertadores, o Corinthians garantiu sua vaga no grupo 2 ao eliminar o Once Caldas. O sorteio que apontou os cruzamentos da primeira fase e o chaveamento dos grupos foi realizado, em Assunção (Paraguai), no dia 2 de dezembro.
Os rivais São Paulo e Corinthians fazem parte do chamado “grupo da morte” da competição – o grupo 2. Além do vice-campeão brasileiro e do Timão, o argentino San Lorenzo (atual campeão da Libertadores) e o Danúbio, do Uruguai, completam a chave. Os clássicos paulistas acontecem no dia 18 de fevereiro, na Arena Corinthians, logo na primeira rodada da fase de grupos, e no dia 22 de abril, no Morumbi, fechando os confrontos do grupo.
O Internacional, terceiro colocado do Campeonato Brasileiro de 2014, ficou com a vaga direta para o grupo 4, classificando-se sem necessidade de passar pela fase preliminar. O representante gaúcho na Libertadores vai enfrentar o Emelec (EQU), a Universidad de Chile (CHI) e o The Strongest (BOL), que entrou na chave por ter superado o Monarcas Morelia (MEX) nos duelos que valeram vaga no grupo. O Inter estreia no dia 17 de fevereiro, fora de casa, diante do The Strogest.
O Cruzeiro, atual campeão brasileiro, caiu no grupo 3. A Raposa vai enfrentar o Mineros (VEN), Universitário Sucre (BOL) e o Huracán (ARG), vencedor do confronto com o peruano Alianza Lima na fase prévia. Os cruzeirenses visitam o Universitário Sucre no seu primeiro compromisso pela Libertadores, marcado para o dia 25 de fevereiro.
O Atlético-MG, que conseguiu a vaga no torneio após vencer a Copa do Brasil, vai ficar no grupo 1. O time vai enfrentar o Independiente Santa Fé (COL), Colo-Colo (CHI) e Atlas (MEX) na primeira fase.
Confira como ficaram os grupos da primeira fase da Libertadores
Grupo 1
– Atlético-MG (BRA)
– Independiente Santa Fé (COL)
– Colo-Colo (CHI)
– Atlas (MEX)
Grupo 2
– San Lorenzo (ARG)
– São Paulo (BRA)
– Danúbio (URU)
– Corinthians (BRA)
Grupo 3
– Cruzeiro (BRA)
– Mineros (VEN)
– Universitário Sucre (BOL)
– Huracán (ARG)
Grupo 4
– Emelec (EQU)
– Internacional (BRA)
– Universidad de Chile (CHI)
– The Strongest (BOL)
Grupo 5
– Zamora (VEN)
– Boca Juniors (ARG)
– Montevideo Wanderers (URU)
– Palestino (CHI)
Grupo 6
– River Plate (ARG)
– Juan Aurich (PER)
– San Jose (BOL)
– Tigres (MEX)
Grupo 7
– Nacional (COL)
– Barcelona (EQU)
– Libertad (PAR)
– Estudiantes (ARG)
Grupo 8
– Sporting Cristal (PER)
– Racing (ARG)
– Guaraní (PAR)
– Deportivo Táchira (VEN)
EBC