Desde quarta-feira (11), a Ponte Internacional Tancredo Neves, entre as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina), está funcionando em meia pista das 6h às 19h. A obra se deve a troca das juntas de dilatação dos dois extremos da ponte, que está sendo feita pela empresa Freyssinet – Tierra Armada S.A, com supervisão da Divisão de Conservação e Direção Nacional de Estradas da Argentina.
Para orientar os motoristas que atravessam a fronteira, militares foram deslocados para o local. A Gendarmeria Nacional lembra que se por tratar de uma rodovia, é obrigatória a utilização de cinto de segurança, luz baixa ligada e respeitar os limites de velocidade. Placas indicando a velocidade serão colocadas enquanto acontecem os trabalhos de manutenção.
Nesta manhã de quinta-feira (12), por volta das 7h, a Polícia Rodoviária Federal do Brasil informou que a pista estava liberada e o trânsito tranquilo.
DENIT
O engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Denit) Vicente Veríssimo, informou que o Brasil não participa da obra da ponte com a Argentina, neste momento. De acordo com Veríssimo, diferente da Ponte da Amizade onde um tratado prevê a responsabilidade de infraestrutura do Brasil, a Ponte Tancredo Neves foi acordado que cada país cuide do seu lado.
“Na Ponte da Amizade existe um tratado entre Brasil e Paraguai, desde a construção, que o Brasil seria responsável por toda a manutenção. Já na Ponte com a Argentina ficou tratado que cada país seria responsável pelo seu lado”, disse o engenheiro.
Veríssimo informou que neste momento a empresa argentina está realizando a troca das partes desgastadas, como juntas de dilatação da ponte. Em seguida, caberá ao Brasil, através do Denit, a troca das grades laterais de proteção e pintura em toda a extensão.