Os Agentes Penitenciários do Paraná aprovaram greve geral no Sistema Penitenciário do Paraná em protesto ao não pagamento do terço de férias e atrasos de promoções e progressões. A decisão pêra paralisação foi tomada em assembleia na terça-feira (10), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, com representantes de Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão e Curitiba.
Em nota, a categoria anunciou a paralisação das atividades para exigir que os direitos já adquiridos sejam mantidos. Segundo o Sindarspen, os projetos de lei 001/2015 e 002/2015 encaminhados à Assembleia Legislativa (Alep), propõem o fim do adicional por tempo de serviço e reduzirão os valores da aposentadoria.
Os agentes estão em estado de greve e devem parar por tempo indeterminado assim que o pacote de medidas seja aprovado pela Assembleia Legislativa. A mesma medida deverá afetar outras classes de trabalhadores do estado, como a dos professores. O Governo do Paraná defende a medida para poder aumentar a arrecadação do estado e diminuir as dívidas.
A votação estava prevista para acontecer na terça-feira (10), mas foi adiada sem nova data definida após manifestantes tomarem as galerias da Assembleia Legislativa.