O Comus (Conselho Municipal de Saúde) realizou na manhã desta quinta-feira (5), em sua sede na Vila Yolanda, a primeira reunião ordinária de 2015, com a nova diretoria eleita no final de 2014. Segundo o presidente do Comus, Sadi Buzanelo, entre os assuntos discutidos, estavam a mudança do regimento interno.
“A forma como a gente coordena e realiza as conferências, as audiências públicas, a questão do fórum permanente do debate e principalmente como se processa e como se encaminha as demandas, que são muitas, que chegam ao conselho”, explicou.
Outro tema abordado, foi um protocolo enviado pelo secretário de Saúde, Charles Bortolo, que orienta os médicos para que possam pedir exames complementares aos pacientes usuários do SUS. “Ele orienta como um médico do posto de saúde do bairro pode pedir por um exame mais caro, que não está na relação dos exames normais básicos que a Secretaria de Saúde já oferta. Uma tomografia, por exemplo. Então existe um critério, não será o prefeito, secretário nem um conselheiro que vai liberar este exame. Tem que ter uma sequência lógica, há todo um critério médico, técnico para que este exame seja liberado”, disse Sadi Buzanelo.
As reuniões do Comus acontecem todas as quintas, às 9h.