A Itaipu vai fazer uma revisão tática e operacional do plano empresarial com a participação efetiva de todos os empregados. E essa será a prioridade número um da diretoria da margem esquerda em 2015. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (29), pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, em uma reunião, no Centro Executivo, com a participação de toda a diretoria, PCs, RH, assistentes, representantes da Comunicação Social, Planejamento Empresarial e do Sistema de Gestão da Sustentabilidade.
“A medida está em sintonia com os anseios da sociedade, que cada vez mais cobra dos seus governantes maior eficiência e resultados”, diz Samek. A mudança terá a partcipação dos gestores, a partir da contribuição das áreas, com as sugestões de melhorias de desempenho identificadas das experiências de cada uma delas. A plataforma para isso será o Plano Empresarial que definiu a visão de Itaipu para 2020.
Até lá, a Itaipu Binacional quer ser reconhecida como a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional.
“Para que a Itaipu de fato se torne uma empresa com os melhores índices de eficiência precisamos trabalhar com processos modernos de gestão e fazer chegar até o empregado informações importantes sobre o papel dele no contexto organizacional”, explicou o diretor.
Essa será uma grande oportunidade para o corpo funcional contribuir de forma coletiva para a melhoria dos processos. Serão utilizadas para isso diversas ferramentas, entre elas, reuniões e oficinas de planejamento.
Ainda segundo o diretor, com o envolvimento do corpo funcional nessa revisão tática e operacional do plano empresarial, o que se busca é embutir em cada um dos colaboradores o sentimento de pertencimento à empresa e reforçar também a importância de seu trabalho como profissional e como cidadão que tem a responsabilidade de trabalhar na maior empresa geradora de energia do mundo. “É esse o legado que queremos deixar para a empresa.”
Com a Revisão Tática e Operacional do Plano Empresarial de Itaipu a empresa pretende ser mais eficiente e menos burocrática.
Inicialmente, os focos estratégicos terão como tema produção de energia, eficiência operacional e desenvolvimento sustentável. As discussões abordarão a otimização de processos, a desburocratização, a atualização tecnológica, o desenvolvimento tecnológico, o desenvolvimento territorial sustentável, o turismo e o desenvolvimento social. As reuniões estão programadas para fevereiro e março.
O cronograma com os próximos passos e como se dará a participação efetiva de cada um nesse processo serão divulgados pelo JIE e pelo JIM. Aguarde. Participe. Ajude a construir a Itaipu que você quer: ainda mais eficiente, menos burocrática e o melhor lugar para se trabalhar.
JIE