Aproximadamente cem pessoas, entre elas representantes da sociedade civil e entidades, participaram na manhã deste sábado (31) de uma manifestação na construção da trincheira da BR-277, com a Av. Paraná. Com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes bloquearam a rodovia nos dois sentidos, por volta das 11h. A paralisação durou cerca de dez minutos, mas a aglomeração de pessoas começou mais cedo, às 10h.
O objetivo do protesto é buscar uma resposta junto ao governo estadual, sobre a conclusão das obras, iniciadas há quase dois anos. “Nosso movimento é em prol da data de entrega, é isso que nós queremos, uma resposta”, explicou o arquiteto Leandro Costa, representante da sociedade civil.
Com cartazes e usando nariz de palhaço, os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Acabou a paciência” e pediam a colaboração dos motoristas, que acionavam a buzina ao passarem pelo local.
“A ACIFI apoia esse movimento, e diante disso protocolamos em Curitiba um documento, para que o governador [Beto Richa] oficialize ou nos forneça de forma oficial a data para que possa entregar essa obra”, informou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, João Batista de Oliveira.
Caso o governo estadual não oficialize uma resposta na próxima semana, novos protestos não estão descartados.