O Foztrans recebeu 108 envelopes com habilitação e propostas técnicas de taxistas interessados na concessão para execução do serviço de transporte de táxi.
A abertura dos envelopes com a documentação foi realizada há uma semana, no dia 14 de janeiro, e desde essa data a comissão de licitação do Instituto de Transporte e Trânsito está analisando e conferindo os documentos, para fazer a relação das pessoas que preencheram todos os requisitos e estarão habilitadas a participar da próxima etapa do certame.
A previsão é que na sexta-feira (23), seja publicada no Diário Oficial e no site do Foztrans, a lista dos profissionais que foram habilitados na parte de documentos. A próxima fase da licitação prevê prazo de cinco dias para que os taxistas que não foram habilitados entrem com recurso, que será julgado pela comissão de licitação.
Terminada essa etapa será marcada a data para a abertura dos envelopes com as propostas técnicas. São os itens dessas propostas que vão somar pontos e definir quem serão os novos permissionários do serviço de táxi.
Entre os quesitos estão: ano de fabricação do veículo que será usado para o transporte de passageiros; equipamentos de conforto e segurança; tempo de habilitação do condutor, tempo de exercício da atividade como motorista, tempo de trabalho como taxista em outra cidade e aqui em Foz do Iguaçu; curso de inglês ou espanhol. Serão subtraídos pontos da soma total, o item pontos na carteira de habilitação do motorista nos últimos 36 meses.
Com essa licitação, o Foztrans vai abrir 60 novas vagas para execução do serviço de transporte de táxi. Desse total, 56 são destinadas a veículos convencionais e quatro para carros adaptados para portadores de necessidades especiais. Com isso, o município que hoje tem uma frota de táxi de 379 permissões passará a ter 439. Também o número de pontos espalhados pela cidade, que é de 69, deverá ser ampliado.
AMN