Estima-se que cerca de 40 mil veículos cruzem diariamente a Ponte Internacional da Amizade, entre veículos leves, caminhões, vans e motocicletas. Grande parte desse número de veículos que atravessam mais de uma vez por dia a fronteira transportando trabalhadores e turistas. Com o início das obras de revitalização da ponte, o número de vai e vem desses veículos diminuiu, principalmente de taxistas e mototaxistas.
Para compensar a redução das viagens, esses trabalhadores aumentaram o valor da corrida. Um mototáxi que fazia entre 20 e 30 travessias por dia, hoje não passa mais de 15 vezes. Para compensar, uma corrida de uma cabeceira a outra da ponte que custava R$ 5, agora chega a R$ 10.
O Sindicato dos Mototaxistas de Cidade do Leste informou que o aumento foi necessário para amenizar os prejuízos. Se antes um mototaxista levava 5 minutos para cruzar a ponte, agora o mesmo trajeto leva meia hora.
O prazo total para a entrega da obra é de 10 meses, sendo cinco meses para troca de toda a pista de rolamento. Para isso, foi instalado um semáforo em cada lado da ponte, que permite a passagem de um lado por vez, com tempo de 5 à 20 minutos.