Os trabalhos de revitalização da Ponte Internacional da Amizade começaram nesta quinta-feira (15), com a montagem de equipamentos que deverão orientar o trânsito fronteiriço durante o tempo de construção de uma nova pista, que deverá levar entre quatro e cinco meses. Para isso, semáforos foram instalados nos dois lados da ponte, além de policiais rodoviários federais orientando os motoristas. Por enquanto os equipamentos estarão em teste.
Durante esta quinta e sexta-feira (16) foi feita uma simulação, onde o trânsito será interrompido por 15 minutos, e liberado por outros 15 nos dois sentidos da ponte. Dependendo de como estiver o movimento, esse tempo poderá ser reduzido. Em cima da ponte haverá uma única pista para a travessia tanto para quem vai ao Paraguai, quanto para quem vem ao Brasil. O funcionamento oficial do semáforo começará na segunda-feira (19), a partir das 6h e vai permanecer de quatro a cinco meses, tempo que deve durar as obras na parte superior.
De acordo com o chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT-PR) em Foz do Iguaçu, Vicente Veríssimo, o período de testes é importante para que os funcionários que vão executar o serviço estejam preparados. “Os motoristas terão que usar essa meia pista durante todo o período em que estivermos em obra. Nesta quinta e sexta estamos apenas fazendo testes, mas a empresa já vai fazer alguns trabalhos hoje, como topografia, levantamentos que ela necessita fazer e para isso necessita da pista livre e a gente vai aproveitar para fazer um teste já do semáforo, para saber se a pessoa que vai operar está devidamente treinada, porque a hora que começar pra valer mesmo, no período de quatro a cinco meses, a partir de segunda-feira (19), daí não tem chance para errar, então qualquer ajuste tem que ser feito nestes dois dias”, explicou.
O controle do trânsito será um trabalho conjunto com as autoridades paraguaias. Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, Luiz Gênova, as pessoas deverão sair de casa mais cedo. “A orientação é que as pessoas saiam de casa com um pouco mais de antecedência. No início terá um transtorno maior, porque as pessoas não vivenciaram este tempo a mais que ela tem que sair antecipadamente, se é meia hora, 1h ou 2h, então estaremos juntos com os demais órgãos evoluindo para que as pessoas voltem, mesmo que antecipadamente à sua rotina de trabalho de compras e passagens pela Ponte da Amizade”, disse o inspetor Gênova.
Vicente Veríssimo falou também sobre o andamento das obras, afirmando que na parte inferior da Ponte, elas já foram feitas. “É o início da revitalização na parte superior da Ponte, na parte inferior já podemos dizer que começamos, porque estão sendo fixados os andaimes, já estão sendo feitos os furos na estrutura da Ponte para fixar os andaimes, os andaimes já estão montados e daqui uns dias vamos ter gente trabalhando também na parte inferior da ponte”, finalizou. Aproximadamente 100 pessoas devem trabalhar durante a execução das obras.
Com a Ponte funcionando em meia pista neste período, o trânsito será liberado um lado por vez. De segunda-feira à sábado, das 6h às 20h serão 5 minutos para cada lado. Das 20h à 1h tempo de 20 minutos sentido Brasil/Paraguai e 10 minutos sentido Paraguai/Brasil. Da 1h às 6h sentido Brasil/Paraguai tempo de 5 minutos e Paraguai/Brasil tempo de 25 minutos.
Já de sábado a domingo, será 5 minutos para cada lado durante todo o dia.