A Direção Nacional de Infraestrutura de Transporte (Denit) informou que as obras de reforma da Ponte Internacional da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai entre as cidades de Foz do Iguaçu à Cidade do Leste, devem começar no próximo dia 15 de janeiro.
A obra tem prazo de execução de oito meses, devendo ser entregue em setembro. Toda a revitalização terá um custo de R$ 10 milhões financiados pela Receita Federal e faz parte do projeto Beira Foz, que pretende revitalizar toda a margem brasileira do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A reinauguração fará parte das comemorações dos 50 anos de construção da Ponte da Amizade.
Para que a obra cause o mínimo de transtorno possível para quem atravessa a fronteira, os engenheiros do Denit pretendem realizar a obra sem interromper o trânsito de veículos, caminhões e pedestres. Em média passam pelo local diariamente 40 mil veículos e 20 mil pedestres.
Em uma das etapas da obra a pista de rodagem da Ponte será colocada em meia-pista. Para que todos os veículos circulem, um semáforo e será instalado e agentes de trânsito ajudarão na orientação aos motoristas. A passagem de veículos pesados será alternada, podendo entrar para o Paraguai a partir das 20h e para entrar no Brasil a partir da 1h. Para veículos leves, o trânsito ficará livre das 6h às 20h, com alternância de entradas e saídas a cada 5 minutos.