Um problema de descarga elétrica na última semana de 2014 afetou diversos ramais da rede de telefonia da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Algumas secretarias que ficam no edifício Classic, no centro da cidade, foram atingidas e usuários tiveram muitas dificuldades para entrar em contato com os departamentos.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Melquisedeque de Souza, a descarga elétrica, provocada por um raio, atingiu duas, das três placas do chassi. “Nós temos várias centrais de apoio que são interligadas, e uma dessas centrais sofreu uma descarga elétrica e acabou dando problema em duas das três placas que compõem o chassi. Não é toda a prefeitura que foi atingida”, explicou o secretário, em entrevista à Rádio Cultura.
De acordo com Melquisedeque de Souza, aproximadamente 60% dos ramais atingidos já estão funcionando. “Temos a empresa que dá suporte de primeiro nível e fica em Cascavel, o técnico realizou as manutenções, trocou algumas peças e conseguiu voltar mais ou menos em 60% de funcionamento dos ramais que são atendidos por essa central que foi avariada. O nosso suporte de segundo nível é direto com a Phillips em São Paulo, ela já enviou a placa nova, para fazer o fechamento de 100% dos ramais restantes que não conseguiram ser reparados e hoje á tarde chega essa placa para a gente substituir e voltar na sua normalidade o serviço”, afirmou.
Diversas pessoas entraram em contato com a Rádio Cultura, alegando que não conseguem efetuar ligações para a Guarda Municipal. Sobre este problema, o secretário garante que não foi por conta da descarga elétrica. “A Guarda Municipal não foi afetada por esse problema que ocorreu nesta central. Essa mesma equipe que está verificando com certeza já deve ter sido acionada e vai fazer a realização dos procedimentos de abertura de chamada para poder fazer o reparo adequado para que esses ramais voltem ao seu funcionamento normal”, disse.