Com objetivo de oferecer segurança aos visitantes que entram no Paraguai por Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, a prefeitura iniciou um curso de capacitação para interessados em fazer parte do efetivo da Polícia Municipal de Turismo. Com a capacitação o governo espera preparar guardas para proteger e informar os turistas que chegam à fronteira.
O Município espera as propostas até o dia 9 de janeiro. Os policiais turísticos terão uniforme diferenciado e deverão levar um relatório diário à Direção de Trânsito. “Estamos recebendo os currículos de pessoas instruídos, é um trabalho conjunto com a Senatur – Secretaria Nacional de Turismo. Vamos saber que esses policiais estão aptos a receber os turistas de outros países ou do próprio Paraguai, dizendo que lugares são seguros para visitar”, disse a prefeita Sandra Zacarias.
A Polícia Turística foi criada em 2008 nas cidades paraguaias de maior fluxo de estrangeiros, como Assunção, Encarnação, Salto del Guairá. Em Cidade do Leste o destacamento conta com cerca de 30 policiais, que orientam os visitantes e recebem denúncias de fraudes. A Polícia Turística atende na aduana paraguaia da Ponte da Amizade.
Fonte: Diario Vanguardia