Após doze dias de recesso, trabalhadores fazem fila em frente à Agência do Trabalhador em Foz. A busca é pelo seguro desemprego. Além da distribuição de senhas por ordem de chegada, é feito o agendamento dessas pessoas para o mesmo dia ou durante a semana.
A gerente da Agência do Trabalhador, Eunice Scarpeta, explica que não é necessário os trabalhadores chegarem na madrugada para serem atendidos. Segundo Eunice, todos que procuram o serviço, no horário entre as 8 e às 14 horas, conseguem agendar para uma data e horário conveniente, o encaminhamento do pedido do seguro desemprego. “O movimento deve ser normalizado em duas semanas”, disse.
Empregos:
E quem está querendo começar 2015 com a carteira de trabalho assinada, a Agência do Trabalhador está ofertando mais de 200 vagas de emprego. Esse é outro fator que tem contribuído para o grande movimento. Dezenas de pessoas desempregadas têm passado pela agência querendo garantir a vaga de emprego. No ano passado, a Agência do Trabalhador fez 11 mil encaminhamentos para entrevistas e contratações, ofertou cinco mil vagas de emprego, 100 vagas temporárias para o fim de ano e recebeu 10 mil requerimentos de seguro desemprego. As principais vagas ofertadas foram de serviços, hotelaria, supermercados e construção civil. Quem tem interesse em saber sobre as vagas disponíveis pode acessar o portal do trabalho no maisemprego.mte.gov.br .